R. Moisés Manoel Melo, 70 - São José - SC
(48) 98447-9090
bertol@bertolcraftbeer.com.br

Tradição de Mãe para Filho

Foi pelas mãos da tia Polonesa e da mãe Italiana que a cerveja adentrou na vida do Mestre Cervejeiro Evandro Bertol para nunca mais sair.

Anualmente, nos meses que antecediam as tradicionais festas de Natal e Ano Novo, as duas se juntavam para produzir receitas de cervejas trazidas pelos seus antepassados que chegaram no Brasil em 1845 para trabalhar na agricultura no sul do país.

Evandro e os primos eram encarregados de encher e empilhar manualmente cada garrafa.

Era um momento de mistério e magia, pois as crianças não entendiam como era possível juntar ingredientes que mais tarde se tornariam motivo de tanta festa e celebração. Evandro conta que de vez em quando algumas dessas garrafas explodiam e que ele escondido provava o liquido ainda em transformação.

“Esses sabores povoaram meus sentidos, e é dessa lembrança que eu parto todos os dias quando estou testando e criando novas receitas. De vez em quando, distraído ainda escuto as risadas ao fundo, sinto cheiros que não consigo identificar se estão no passado ou nas receitas que ainda virão. Nesses momentos ouso dizer que eu não produzo cerveja, eu engarrafo felicidade”. diz o mestre cervejeiro que começou a produzir cerveja em casa só para ficar mais tempo ao lado das filhas.

Com o tempo, uma amigo contou para o outro, que contou para o outro, que contou para a Julieta, que acabou se tornando sua companheira, sócia e uma das grandes responsáveis por essa tradição de mais de 170 anos chegar no seu copo.

Saude!

Tags: , , , ,